11 DE SETEMBRO


Em 11 de setembro de 2001 terroristas bateram aviões nas torres do World Trade Center que vieram a cair, matando mais de três mil pessoas.
O memorial 11 de setembro foi construído no local onde ficavam as torres, no marco zero em Nova Iorque, para homenagear as vítimas do ataque e também as vítimas de ataque anterior, ocorrido em 26 de fevereiro de 1993.
O memorial é gratuito, são duas piscinas norte e sul, contornadas com placas de bronze onde estão escritos os nomes das vítimas. 
A paisagem é lindíssima, mesmo no inverno e à noite.
A queda d'água representa as lágrimas derramadas pelo ataque terrorista.
Além do memorial, no local, há um museu.
O museu é pago, mas nas terças-feira, a partir das 17h a entrada é gratuita, mas o ingresso deve ser reservado antes pelo site - http://www.911memorial.org.
Quando fomos a Nova Iorque em outubro, acabamos visitando só o memorial. Em janeiro, como tivermos mais tempo, resolvemos ir só os dois, meu marido e eu.
Não quisemos levar as crianças porque não sabíamos como seria a visita e acho que foi bom não levá-los, pois o local é bastante quieto, com energia muito forte, pode dar medo em algumas crianças, inclusive, deixando-as impressionadas, especialmente se gostarem de viajar de avião.
É necessário chegar um pouco antes.
Na chegada, após apresentar o ingresso (não precisa ser impresso, pode ser no celular - mas não faça foto, mostre no e-mail), tem que passar por uma revista como a feita em aeroporto.
Após, começa uma descida, seja por escada rolante, por rampa.
escada rolante ao lado do que sobrou de uma escada
Há partes escuras, com vozes, de arrepiar.
Tem-se primeiro uma visão de cima, depois ao descer mais, chega-se ao subsolo, onde há exposição de objetos que sobraram do prédio e uma parte fechada, em que são proibidas fotos, onde se reconstitui tudo o que aconteceu no dia.
Inclusive, há várias filmagens, como a dos terroristas entrando no avião.
Há reconstrução exata de como ocorreram os ataques, minuto a minuto.
Confesso que fiz o passeio todo em exatos quinze minutos.
Não tem como ficar muito tempo lá dentro, o ambiente parece carregado, tenso, dá bastante aflição.

Comentários

Postagens mais visitadas